Analise do filme Gênio Indomável

O filme “Gênio Indomável” conta a historia de Will Hunting, um jovem órfão que trabalhava cuidando da limpeza de uma Universidade e, em um determinado momento no filme, acaba chamando a atenção de professores da instituição por resolver questões matemáticas de alto grau de complexidade que haviam sido deixadas em quadro negro, isso, sem nunca ter frequentado aulas de nível superior.

Além da inteligência avançada, boa memoria e ampla capacidade de leitura, outras características se tornam marcantes nesse personagem, são suas dificuldades emocionais e comportamento antissocial.

Mas, como proceder diante de um jovem com as características de Will? Virgolim (2007, p. 15) afirma que para ajudar jovens a atingir êxito em sua vida é preciso estimular suas potencialidades, motiva-los a desenvolver ainda mais seus talentos para que possam aplica-los no campo do conhecimento e da cultura. Além disso, é preciso proporcionar um ambiente onde a pessoa se sinta segura e motivada.

É preciso ainda, que se considerem os diferentes estilos e velocidades de aprendizagem, dando a cada pessoa “aquilo que necessita para se tornar o melhor ser humano possível”. (idem, p.17)

São muitos os desafios de um educador que queira ajudar um jovem com altas habilidades. A escola, em geral não prioriza esse atendimento, muitas vezes nem considera que seja necessário. Lamentavelmente, o que acontece com jovens com as características de Will é que suas dificuldades emocionais e sociais se tornam muito mais evidentes que seu enorme talento.

Assim, pode-se concluir que é preciso muito mais que ajudar o aluno com altas habilidades, é preciso provocar uma mudança na forma como a sociedade o vê. Buscando uma conscientização de que estimular seus pontos fortes é muito mais vantajoso que reprimir suas dificuldades.

REFERÊNCIA

VIRGOLIN, Angela M. R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potencialidades. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasilia, DF. 2007.

Do Filme: “Gênio Indomável”

Sobre umapsicologa

Graduada em Psicologia (2011), especialista em Psicopedagogia (2013), mãe, psicóloga trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social e segue estudando psicanálise.
Esse post foi publicado em Psicopedagogia, Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário